Gauchão 1990 – Caxias 1×1 Grêmio

by
1990 caxias zh jose doval simao cuca

Foto: José Doval (Zero Hora)

 

Em 18 de julho de 1990, o Grêmio empatou com Caxias em 1×1 no Centenário, perdendo seu 100% de aproveitamento no quadrangular final do Gauchão, mas se mantendo na liderança da fase decisiva, com dois pontos de vantagem sobre o segundo colocado (que era o próprio Caxias)

A direção gremista disponibilizou transporte gratuito para os torcedores que adquirissem ingressos para a partida e 42 ônibus viajaram até o estádio Centenário.

Foto: Luiz Chaves (Folha de Hoje)

 

CAXIAS ADIA A DECISÃO DO GAUCHÃO

O Grêmio se apresentou para o jogo com o Caxias, ontem à noite, no estádio Centenário, com o objetivo determinado para não perder a partida. Isto é tão verdade, que Evaristo Macedo montou um esquema com cinco jogadores no meio de campo: Jandir, Cuca, Assis, Caio e Luis Antônio. A rigor, somente Nílson no ataque. A jogada preferencial, e pré-determinada, era sempre com Assis, caíndo pelo lado esquerdo, armando o contra-ataque com o centro-avante. Para neutralizar a principal jogada do Caxias com João Carlos, o técnico gremista escalou João Antônio e Hélcio.

Em alguns momentos da primeira etapa esta estratégia deu certo, porque Ranieli não conseguia se movimentar, sobrecarregando os homens do meio. No único chute da primeira etapa, numa falha decisiva do goleiro Marcos, o Grêmio marcou seu gol, aos 8min. Foi só.

Na segunda etapa, Bianchini mandou Caçapava jogar em cima de Assis e colocou em campo Manoel e Paulo Alves, retirando Ranieli e Mezzari, tornando o Caxias mais ofensivo e decidido a mudar o resultado. O Grêmio apenas se defendeu, ainda mais com a entrada de Almir e Geverton, saindo Assis e Caio.

De tanto martelar em cima da confusa defesa gremista, o Caxias chegou ao empate aos 23min, através do goleador Nilson, aproveitando uma sobra de bola dentro da área gremista. Os minutos finais da partida foram terríveis para o Grêmio, pois o Caxias esteve perto de marcar o seu gol da vitória. Agora, fica tudo transferido para domingo, no Olímpico.” (Alfeu de Oliveira, Elizeu Evangelista e Osny Freitas de Oliveira, Folha de Hoje, Quinta-feira, 19 de julho de 1990)

 

MATEMÁTICA (Folha de Hoje, 19 de julho de 1990)
Caxias GRÊMIO
Faltas 17 20
Impedimentos 2 5
Chutes a gol 8 1
Escanteios 3 2

zh caxias capa1990 caxias zha

CAXIAS JOGA MELHOR MAS EMPATA COM GRÊMIO

O Grêmio foi um time que usou a cautela como sua principal estratégia no jogo de ontem à noite, contra o Caxias. Iniciou somente com Nilson na frente, e explorava a velocidade de Caio, Cuca e Assis. Por causa deste posicionamento, o time de Porto Alegre acabou encurralado em seu próprio campo. Para sair, tentava o contra-ataque.

A 4min28seg, Assis cobrou escanteio e João Marcelo cabeceou livre, mas para fora. Dois minutos depois, João Antônio chutou a bola na rede pelo lado de fora. Aos 7min50seg, Nilson entrou pelo meio da área do Caxias, fugiu da marcação dos zagueiros e chutou forte. O goleiro Marcos defendeu parcialmente, mas, ao levantar-se, atrapalhou-se e colocou a bola para dentro do seu gol. Grêmio 1 a 0.

O ponteiro Edelvan, o melhor do jogo, aos 10min, cruzou da esquerda e Nilson, sem marcação e de costas para o gol, quis concluir de bicicleta e acabou desperdiçando a chance. O Caxias insistia na jogada de ataque, mas o Grêmio marcava bem. A partir dos 33min, o time de Evaristo começou a se poupar.

No 2° tempo, Ranieli, que não havia jogado bem, dava o seu lugar para Manoel. O Grêmio marcava e só saia na boa, enquanto que o Caxias partia para cima. Mesmo exagerando na marcação, o time da capital perdia no meio-campo. A situação se complicaria para o Grêmio depois dos 19min. Paulo Alves entrou para a saída de Mezzari. O Caxias ficou mais ofensivo. Caçapava passou a jogar ao lado do Carlinhos, Ricardo foi para o meio e Joel Marcos se colocou mais pelo setor direito de defesa. Evaristo retirou Caio e fez entrar Almir. O Caxias era a melhor equipe em campo. Aos 23min, depois de um escanteio, Nilson, com um chute forte, empatou a partida. Paulo Alves organizou o Caxias. Por outro lado, o Grêmio mostrou muitos defeitos e Geverton entrou para tentar reforçar.” (Pioneiro, Quinta-feira, 19 de julho de 1990)

 

caxias onibus

folha de hoje silvio avila 1990 caxias

Foto: Silvio Avila (Folha de Hoje)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: