Brasileirão 1975 – Flamengo 1×0 Grêmio

by

Foto: Zero Hora

 

No Brasileirão de 1975, Flamengo e Grêmio se enfrentaram no Maracanã pela 3ª rodada do Grupo B da fase final. Vitória dos mandantes por 1×0.

Interessante notar que a Zero Hora e o Jornal do Brasil afirmam que o gol de Luisinho foi marcado em flagrante impedimento, enquanto o Jornal dos Sports nada fala sobre a posição do atacante rubro-negro.

Vale também apontar para o fato de que Ênio Andrade era o treinador do Grêmio enquanto Carlos Froner estava na casamata do Flamengo. Os dois são apontados por Tite como as principais vertentes do estilo gaúcho de futebol (eu acho estranho que ele mencione Froner antes de Foguinho).

Também acho estranho que em muitos desses confrontos dos anos 70 o Flamengo usou a camisa reserva contra o Grêmio.

Por último me chamou a atenção o lateral-esquerdo Bolívar usando a camisa 4 (foto abaixo). Tradicionalmente no Brasil os jogadores dessa posição utilizam a camisa 3 ou 6. Contudo, no Grêmio, além do Bolívar, já encontrei registro do Ortunho usando a camisa 4 na lateral-esquerda, bem como Casemiro e Hélcio.

Foto: Zero Hora

 

É A SÉTIMA PARTIDA SEM VITÓRIA DO TIME DE ÊNIO

[…]

Desde os primeiros minutos era possível notar uma maneira diferente do Grêmio jogar. Mais preocupado com a meia cancha do adversário, Ênio Andrade colocou Neca em marcação especial a Tadeu e Osmar cuidando de Zico. Luis Carlos também ajudava a proteger os zagueiros e, com isso, se confundia com Osmar. Apesar de atrapalhado e desorganizado, o vice-campeão gaúcho não escondia seus cuidados defensivos com relação ao mio de ataque do Flamengo.

Entretanto, um erro do juiz Emídio Marques de Mesquita originou o gol do Flamengo. Zico recebeu um lançamento pela meia-direita, dentro da área, dividiu a bola com Ancheta, levou vantagem e tocou para Luisinho. Como o zagueiro uruguaio no lance anterior, Picaso falhou ao deixar a bola passar sob seu corpo. Luisinho, completamente impedido (atrás até de Picasso) apenas tocou a bola de leve para as redes, fazendo 1 a 0, aos 9 minutos. […]” (Zero Hora, quinta-feira, 20 de novembro de 1975)

Foto: Jornal dos Sports

Foto: Jornal dos Sports

 

FLA FAZ GOL ILEGAL, SOFRE NO 2.º TEMPO, MAS VENCE

A torcida do Flamengo teve uma noite de apreensão, aborrecimento, revolta, mas no fim de tudo saiu satisfeita do Maracanã: sua equipe derrotou o Grêmio por 1 a 0, gol marcado por Luizinho em impedimento, aos nove minutos do primeiro tempo, e isolou-se na liderança do grupo B, com seis pontos ganhos.

Apreensão porque o Grêmio foi superior durante o segundo tempo, aborrecimento porque Zico saiu contundido (mais tarde, o exame radiográfico na perna direita nada revelou de anormal), e revolta porque Luisinho, além de realizar má partida, quase atrapalhou o lance de gol. Paulinho chutou, a bola ia entrando e Luisinho, em posição ilegal, tocou a bola para as redes. A sorte foi que o juiz Emídio Marques validou a jogada. Júnior, Iúra e Osmar receberam cartão amarelo.

O Flamengo esteve um pouco melhor no primeiro tempo, embora, logo depois do gol de Luisinho, o time gaúcho tenha perdido boas chances, entre elas chutes de Bolívar e Vilson na trave. Na fase final, o Grêmio melhorou — Zequinha chutou outra bola na trave — e teve amplo domínio, favorecido ainda pela saída de Luís Paulo e Zico, este contundido.

A renda somou Cr$ 270 mil 238 (20 mil 090 pagantes) as equipes atuaram assim: Flamengo — Cantarelli, Júnior, Jaime, Luis Carlos e Rodrigues Neto; Tadeu, Geraldo e Luis Paulo (Edson); Paulinho, Luisinho e Zico (Dequinha). Grêmio — Picasso, Vilson, Ancheta, Beto Fuscão e Bolívar; Osmar, Luis Carlos (Nenê) e Neca (Iúra); Zequinha, Claudinho e Loivo. O árbitro foi o paulista Emidio Marques de Mesquita, que falhou apenas ao confirmar o gol do Flamengo.

O jogo teve andamento técnico apenas razoável e mostrou o Flamengo superior durante o período inicial, enquanto o Grêmio foi superior no segundo tempo, quando perdeu algumas oportunidades de empatar, principalmente a partir do instante em que o adversário foi obrigado a recuar, devido à salda de Luis Paulo e Zico.

O Grêmio iniciou melhor a partida e pressionou seguidamente, mas coube ao Flamengo marcar o primeiro gol, logo aos nove minutos: bem lançado por Zico. Paulinho passou por Bolívar e bateu Picasso com um chute forte. A bola ia entrar, quando apareceu Luisinho – Impedido – e a tocou em definitivo para as redes. Dada a saída, o Grêmio quase chegava ao empate em dois lances seguidos. No primeiro, Bolívar mandou a bola na trave e, no outro, Cantarelli espalmou para córner um centro alto de Vilson.”  (Jornal do Brasil, quinta-feira, 20 de novembro de 1975)

Foto: Jornal dos Sports

“MENGO DESPACHA O GRÊMIO E DISPARA: 1 a 0

O Flamengo manteve a sua invejável posição de líder do Grupo B da Fase final do Campeonato Brasileiro, agora isolado e com seis pontos ganhos, ao vencer o Grêmio por 1 a 0, ontem à noite, no Mário Filho, gol de Luisinho, aos nove minutos do primeiro tempo. Vitória justa, porque o time carioca sempre soube como suportar a pressão desesperada do vice-campeão gaúcho.

Desde o início o primeiro tempo mostrou que seria bom, do agrado do torcedor. Os dois times partiram para os ataques estudados, com o Flamengo mais operoso, por força de sua melhor esquematização, porque o meio-campo sempre recebia o auxílio de um atacante, ora Zico ora Luís Paulo, e até mesmo Paulinho, que sempre procura cercar em seu setor.

A melhor disposição tática do time carioca valeu o primeiro gol, aos nove minutos, marcado por Luisinho, depois de excelente passe de Zico. O Grêmio não se entregou, e um minuto depois, num bom ataque, o lateral-esquerdo Bolívar atirou na trave, com grande perigo. Logo depois, o vice-campeão gaúcho teve outra grande chance, quando Claudinho atirou forte.

Na tentativa de conseguir logo a igualdade, o Grêmio colocou Iura no lugar de Nenê, e o Jogo melhorou, porque o Flamengo sentiu o perigo e nunca deixou de atacar, para eliminar no nascedouro as investidas do adversário. Depois, com a vantagem, a equipe carioca procurou tocar a bola, para garantir a mela vantagem, o bom passo para outro bom resultado.

Um susto para a torcida do Flamengo, logo no início do segundo tempo: depois de bela Jogada, Zequinha atirou na trave, com Cantarele batido. Na recarga, Lusinho fez o mais difícil, ao passar bem pelo becão Atílio Ancheta e atirar à direita de Picasso. Os dois lances serviram não só para mexer com os torcedores, mas também para despertar os times.

A partir dos 15 minutos, o Flamengo se retraiu, do que se aproveitou o Grêmio para fazer alguns ataques perigosos, pois adiantou os zagueiros laterais, especialmente Bolívar, o que serviu para mostrar o bom futebol de Tadeu, com presença marcante em todas as partes do campo, ao passo que Geraldo, talentoso, procurava organizar as jogadas.

Os últimos 15 minutos foram multo nervosos, porque os dois times procuraram as soluções para seus problemas: o Fia- mengo, segurar o um a zero; o Grêmio, na busca desesperada do empate O torcedor ganhou com isso, pois viu excelentes jogadas de ataque, embora o Grêmio sempre apelasse um pouco para a violência, o que não serviu para evitar a derrota.”  (Jornal dos Sports, quinta-feira, 20 de novembro de 1975)

Foto: Zero Hora

Flamengo 1×0 Grêmio

FLAMENGO: Cantarele; Junior, Jaime, Luis Carlos e Rodrigues Neto; Tadeu, Geraldo, Paulinho, Luisinho, Zico (Dequinha) e Luis Paulo (Edson)
Técnico: Carlos Froner

GRÊMIO: Picasso, Vilson, Ancheta, Beto Fuscão e Bolívar; Osmar, Luís Carlos (Nene) e Neca (Iura), Zequinha, Claudinho e Loivo
Técnico: Ênio Andrade

Brasileirão 1975 – Fase Final – 3ª Rodada
Data: 19 de novembro de 1975, quarta-feira, 21h15min
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Público: 20.090 pagantes
Renda: Cr$ 270.238,00
Juiz: Emidio Marques Mesquita;
Auxilares: Edson Massa e Angelo Antonio Ferrari
Cartões amarelos: Junior, Iura e Osmar
Gol: Luisinho, aos 9 minutos do 1º tempo

One Response to “Brasileirão 1975 – Flamengo 1×0 Grêmio”

  1. Retrospectiva do Blog em 2020 | Grêmio1983 Says:

    […] Brasileirão 1975 – Flamengo 1×0 Grêmio […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: