Gauchão 1970 – Grêmio 4×1 Caxias

by

Foto: Correio do Povo

No Gauchão de 1970, o Grêmio venceu o Caxias no Olímpico por 4×1. Vale lembrar que a época o time da serra ainda usava o seu nome antigo, de Flamengo.

E interessante notar também o Grêmio usando a camisa reserva azul (Lançada num modelo retrô no plano azul em 2012.

VITORIA TRANQÜILA DO GRÊMIO SOBRE O FLAMENGO: QUATRO A UM

O Grêmio manteve a liderança absoluta da chave-centro do campeonato gaúcho ao vencer ao Flamengo, ontem, à noite, no Olímpico, por 4 tentos a um. Na primeira etapa, o Grêmio já vencia por 3 a 1, o que prova ter sido uma partida tranquila para es comandados de Carlos Froner. No segundo tempo, com uma alteração ditada por lesão de Volmir e outra para poupar Joãozinho, o Grêmio diminuiu o ritmo apenas consolidando a sua vitória.

EXCELENTE NO CONJUNTO  A atuação do Grêmio foi praticamente perfeita, desde o início do jogo. A rigor, nenhuma peça destoou, havendo completa harmonia entre todos os setor, com um futebol rápido, de passes de primeira, sempre Procurando espaço e a criação de jogadas. O Flamengo começou o jogo com uma disposição tática multo cautelosa: quatro homens na zaga, dois mais à frente para a destruição do ataque adversário  a dupla de meia-cancha  Darlan e Iaúca voltando constantemente e os dois ponteiros (Jarinha e Téchio) correndo pelos flancos e sempre entrando pelo meio para tentarem as conclusões. Mas havia falhas em sua defesa, principalmente pelas atuações irregulares de Paulinho e Roberto. Isso, somado ao trabalho do seu ataque, davam ao Grêmio uma enorme superioridade. Afinal, sua equipe jogava uma excelente partida. Já aos 3 minutos Jadir inaugurava o marcador recebendo uma bola do fundo do campo  – ele entrava na área, na corrida  – marcando num belíssimo chute de primeira. Aos 33 minutos o placar foi aumentado por Joãozinho. O Flamengo chegou a ameaçar descontando através de Darlan, aos 41 minutos, numa falha de Jair, mas Volmir marcou o terceiro aos 44 em nova falha de Bagatine que havia se jogado mal no primeiro golo gremista. Com este placar terminou o primeiro tempo.

Volmir não voltou para a segunda parte do jogo e Paíca foi colocado na equipe. Passou a fazer o trabalho que era de Loivo, enquanto este jogava mais pelo meio, procurando as tabelas com Flecha. O Grêmio diminuiu um pouco o seu ritmo e ainda teve a expulsão do ponteiro mais ou menos na metade dos 45 minutos finais. O Flamengo tentou uma mudança tática — já havia substituído Iaúca que saiu para entrar Sidnei — com Luis Fernando em lugar de Osmar. De nada adiantou. Loivo marcou o quarto golo, selando a vitória gremista.

Com 4 a 1 a seu favor, o Grêmio passou a jogar mais cautelosamente, apenas ‘temperando” o adversário. Com isso, ganhou mais dois pontos na fase classificatória do campeonato gaúcho, numa apresentação muito boa, com vários jogadores em plano destacado.” (Correio do Povo do Povo, 14 de maio de 1970)

GRÊMIO:Jair; Valdir Espinosa, Ari Ercilio, Beto e Jamir; Jadir e Sérgio Lopes; Flecha, JoãoZinho (Caio), Volmir (Paíca) e Loivo
Técnico: Carlos Froner

FLAMENGO: Bagatine: Celso Cabral, Roberto, André e Paulinho; Osmar (Luis Fernando) e Gaspar; Jarinha, Iaúca (Sidnei). Darlan e Techio.

Gauchão 1970
Data: 13 de maio de 1970, quarta-feira
Local: Estádio Olímpico
Renda: NCr$ 8.964.00
Arbitragem; Airton Bernardoni
Auxiliares: Ivaldo Mensch e João Carlos Ferrari,
Expulsão: Flecha
Gols: Jadir, Joãozinho, Volmir, Loivo e Darlan,

One Response to “Gauchão 1970 – Grêmio 4×1 Caxias”

  1. Confrontos Grêmio Vs. Caxias pelo Gauchão no Olímpico | Grêmio1983 Says:

    […] « Gauchão 1970 – Grêmio 4×1 Caxias […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: