Brasileirão 1971 – Grêmio 1×1 Botafogo

by

Foto: Correio do Povo

O primeiro confronto entre Grêmio e Botafogo pelo Brasileirão aconteceu em agosto de 1971, empate em 1×1 no Olímpico com gols de Loivo e Roberto Miranda.

O curioso é que o tricolor recebeu o Fogão duas vezes nessa edição do Campeonato Brasileiro. As duas em um domingo as 15h30min. As duas apitadas por Oscar Scolfaro. As duas terminaram empatadas em 1×1. Nas duas as equipes usaram a mesma combinação de uniformes, só que na partida de agosto o Botafogo utilizou camisas de manga longa.

 

BOTAFOGO JOGA BEM E ALCANÇA NOVO EMPATE

Porto Alegre (Sucursal)— Dessa vez o Grêmio contou com o apoio de sua torcida, o que não vinha acontecendo ultimamente. Mas não conseguiu vencer o Botafogo, embora marcasse um gol logo no primeiro minuto de jogo, circunstancia que significa quase a vitória para quem está jogando em casa e é um time forte. Os gaúchos tiveram o comando da partida apenas nos 20 minutos iniciais; partir daí foram empurrados para seu próprio campo pelos cariocas, que chegaram ao empate aos 24 minutos do tempo final, gol conquistado por Roberto. E o Botafogo teve outras oportunidades para chegar à vitória, principalmente em lances criados por Zequinha — passou sempre por Everaldo. O Grêmio, acostumado a jogar na defesa, explorando o contra-ataque, ficou meio perdido, mesmo depois de seu gol, Isso porque tinha a obrigação moral de atacar, encontrando a defesa do Botafogo muito bem plantada. O gol gaúcho foi marcado por Loivo, quando muita gente ainda estava procurando um melhor lugar nas arquibancadas do Olímpico. Ambas as equipes se mantêm Invictas no Campeonato Nacional, o Grêmio com duas vitórias e três empates e o Botafogo com quatro empates” (Jornal do Brasil, 24 de agosto de 1971)

 

Foto: Assis Hoffmann (Placar)

 

GRÊMIO: Jair; Valdir Espinosa, Ari Hercílio, Beto Bacamarte e Everaldo; Gaspar(Caio), Jadir e Torino; Flecha(Bira), Scota e Loivo
Técnico: Otto Glória

BOTAFOGO: Ubirajara, Mura, Brito, Osmar e Valtencir; Carlos Roberto e Luís Cláudio; Zequinha, Roberto Miranda, Nei Oliveira(Silva) e Paulo Cesar Caju
Técnico: Paraguaio

Campeonato Brasileiro 1971 – 1ª Fase – Grupo B – 5ª Rodada
Data: 22 de agosto de 1971, domino, 15h30min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS
Renda: Cr$ 130.437,50
Juiz: Oscar Scolfaro
Auxiliares: Zeno Escobar Barbosa e Aírton Bernardoni
Gols: Loivo, aos 3 minutos do 1º tempo; Roberto Miranda aos 23 minutos do 2º tempo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: