Brasileirão 1981 – Quartas de final – jogo de ida – Grêmio 2 x 0 Operário

by

Foto: Correio do Povo

Há exatos 40 anos o Grêmio vencia o Operário por 2×0 no jogo de ida das quartas de final do Brasileirão de 1981.

Confesso não ter entendido bem a razão de Lasier Martins (então colunista do Correio do Povo) ter escrito que o Grêmio usou um “inusitado fardamento branco”, uma vez que o costume da época era justamente do time da casa usar o uniforme reserva quando isso se fizesse necessário.

Foto: Zero Hora

Foto: Zero Hora

OPERÁRIO NÃO RESISTIU À FORÇA DO GRÊMIO
2 a 0 foi bom e no domingo basta um empate para garantir a classificação

O Grêmio conseguiu uma importante vitória, ontem à noite, no Olímpico, por 2×0, podendo agora até perder para o Operário domingo em Campo Grande por uma diferença de um gol. Vilson Tadei e Tarciso marcaram os gols no Operário, que não terá o atacante Campos, expulso de campo ontem pelo árbitro Oscar Scólfaro.

Desde cedo ficava claro que o Operário jogaria com cautela, fechando o meio campo, não permitindo os espaços aos atacantes do Grêmio. E de certam forma o esquema de Carlos Castilho deu certo porque o time gaúcho não tinha liberdade para tocar a bola e as poucas oportunidades que surgiam eram desperdiçadas: Tarciso, Heber, Odair não tinham participação efetiva no jogo e com alguma facilidade eram dominados pela defesa do Operário.

Mas a grande dificuldade do Grêmio se situava no meio campo. Vilson Tadei, o melhor jogador da equipe nas últimas partidas, sentia uma pancada no nariz e se preocupava demais em parar a hemorragia, prejudicando a movimentação da bola no setor. E justamente por ali o Operário tinha a sua melhor jogada através de Arturzinho e principalmente Pastoril.

Se  o Grêmio tinha as iniciativas da partida, o Operário, mesmo jogando retrancado, era uma equipe que arriscava os chutes de meia distância.

[…]

O placar

1 x 0 – Vilson Tadei para o Grêmio, aos 41 minutos do primeiro tempo. Numa cobrança de falta pelo lado direito, cobrada pelo lateral Paulo Roberto, a bola passou pela defesa do Operário. Vilson Tadei e Heber foram na bola: o meia-cancha conseguiu tocar fraco no canto direito de Neneca.

2 x 0 – Tarciso para o Grêmio, aos 27 minutos do segundo tempo. Depois de um escanteio cobrando por Odair, Tarciso de cabeça enganou Neneca. O ponteiro-direito cabeceou para baixo e a bola passou pelo meio das pernas do goleiro do Operário. Pastoril estava perto de Tarciso e falhou no Lance.” (Zero Hora, quinta-feira, 16 de abril de 1981)

Foto: Zero Hora

 

COM 2X0 O GRÊMIO TIROU BOA VANTAGEM

Com a vitória de 2 a O ontem à noite, no Olímpico, sobre o Operario o Grêmio jogará em Campo Grande com muita tranquilidade. Poderá até perder par 1 x 0, que eliminará o bom time de Carlos Castilhos.

PRIMEIRO TEMPO — O Operário foi um time que exigiu cuidados especiais. Fechava-se bem na defesa, mas era muito rápido, nos contra-ataques. Em decorrência na menor falha poderia acontecer a surpresa. Por isso, o Grêmio soube ter paciência. E, no ritmo certo, chegou lá.

 Aos 41 minutos, numa cruzada de Paulo Roberto, Wilson Tadei desviou para as redes de Neneca: Grêmio 1, Operário O. Mas, antes disso, o time gaúcho teve que enfrentar alguns sustos; como Arturzinho batendo de longe e Leão mandando e escanteio: o mesmo Arturzinho, aos 29 min, chutou no travessão.

Com uma atuação de muita garra de Wilson Tadei, o Grêmio mereceu a vitória parcial. O Operário não chegou a ser envolvido plenamente, mas também não conseguiu uma reposta objetiva junto à defesa do adversário.

SEGUNDO TEMPO — O Operário virou o jogo correndo atrás, mas não deixou de incomodar. É um time perigoso, bem organizado e com um excelente toque de bola. E esta é a razão do Grêmio., embora em noite inspirada, de não ter obtido um escore mais dilatado. Aos 29 minutos, porém,  o tricolor consolidou a vitória: Odair cobrou escanteio fechado, Tarciso cabeceou com precisão, fazendo 2 a O. E, assim; o grande público do Olímpico pode respirar melhor.

A saída de Heber e o retorno de Baltazar â equipe, foi a única alteração que Ênio Andrade fez no Grêmio. O time correspondeu desde o início da partida. A dificuldade estava justamente no ataque, onde as jogadas não tinham acabamento eficiente.

Como gol de ‘narciso e o controle da partida, o Grêmio não se deu por satisfeito. Foi apertando mais e mais o. Operário. E o representante do Mato Grosso do Sul, que teve Campos expulso por agressão ao adversário, foi — apesar da derrota — valente e mostrou um bom futebol.” (Correio do Povo, quinta-feira, 16 de abril de 1981)

 

“OPINIÃO: Vitória justa do Grêmio que teve tantas chances de gol quanto o Operário, mas foi mais lúcido em aproveitá-las, explorando principalmente os avanços dos seus dois jovens laterais, Paulo Roberto e Casemiro, tudo comandado por Vilson Tadei, em grande noite.” (Emanuel Mattos, Revista Placar, Edição n.º 571 – 24 de abril de 1981)

 

Foto: Zero Hora

Grêmio 2 x 0 Operário

GRÊMIO: Leão; Paulo Roberto, Newmar, De León e Casemiro; China, Paulo Isidoro e Vilson Tadei; Tarciso, Héber (Baltazar, 24 do 2ºt) e Odair
Técnico: Ênio Andrade
OPERÁRIO: Neneca; Lóti, Paulo Marcos, Ramiro e Escurinho; Garcia, Arturzinho e Pastoril; Baianinho, Campos e Cléber
Técnico: Carlos Castilho

Brasileirão 1981, Quartas de final – jogo de ida
Data: 15 de abril de 1981, quarta-feira, 21h00min
Local: Olímpico, em Porto Alegre, RS
Público: 40.666  pagantes
Renda: Cr$ 5.422.590,00
Juiz: Oscar Scolfaro
Auxiliares: Luis Carlos Antunes e Alcirio Valter Ferreira
Cartão Amarelo: Newmar
Cartão Vermelho: Campos 32 do 2º
Gols: Vilson Tadei 41 do 1º e Tarciso 28 do 2º

One Response to “Brasileirão 1981 – Quartas de final – jogo de ida – Grêmio 2 x 0 Operário”

  1. Brasileirão 1981 – Todos os jogos da Campanha | Grêmio1983 Says:

    […] 15/04/1981 –  Grêmio 2×0 Operário-MS […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: