Camisa Tricolor 2021

by

Eu tenho imensa curiosidade em saber os detalhes por trás da criação e aprovação das camisas do Grêmio. Essa camisa de 2021 é mais uma que ganharia muito com algumas revisões/alterações.

O conceito dela em si é bastante interessante, o problema está na falta de atenção aos detalhes. E os detalhes fazem toda a diferença.

– Gosto muito do tamanho e da proporção das listras.

– Acho que o ponto forte dessa nova camisa é a gola (parecida com a que a Adidas usou nas camisas de Argentina, Japão, Suécia, Colômbia e México na Copa de 2018). Ela é diferente das demais que o Grêmio usou recentemente e está muito bem dimensionada. Em nenhum jogador ela parece muito folgada ou apertada.

– Eu entendo que o tom de azul da camisa titular pode e deve (dentro de certos limites) mudar de ano para ano. Acho esse azul bem clarinho uma variação interessante.

– O que não dá pra aceitar é que o tom de azul do escudo seja diferente do tom de azul das listras. Essa diferença ficou muito evidente já nas primeiras fotos que vazaram.

-Sigo sem entender porque o patrocínio do Banrisul da parte da frente é aplicado em transfer/silk enquanto o das costas é sublimado (o patrocínio sublimado é bem mais resistente/durável e confortável).

-Assim como aconteceu em 2019 e 2020, a camisa versão de torcedor não tem patrocínio nas costas (faria mais sentido uma versão sem nenhum patrocínio).

Foto: Lucas Uebel (Grêmio.net)

– As disposição das listras na manga está bem “estranha’. Na foto acima fica claro que nenhuma listra está “centralizada” (sendo centro aqui o ponto imaginário que divide a parte da frente e das costas da camisa. Acho que esse é um dos defeitos mais graves dessa nova camisa.

 

Foto: Lucas Uebel (Grêmio.net)

 

E ao menos para mim , o fato do patrocínio da Vero e o logo da Sul-Americana estar posicionado dentro da listra azul só reforça a sensação de que as listras da mangas estão mal posicionadas

Eu acredito que o desenho ficaria mais harmonioso se a a listra azul da manga estivesse mais centralizada (fosse “empurrada” um pouco mais para trás).  Nas imagens abaixo, (no lado direito) uma simulação desse ajuste.

 

 

 

 

 

–  Na comparação com as camisas de 2019 e 2020 fica claro que o distintivo do Grêmio e o logo da Umbro foram colocados mais para o centro da camisa.  Gosto mais desse “posicionamento”. Porém isso acentua um problema antigo nas camisas do Grêmio, que é a largura demasiada do patrocínio.

Quando apareceu pela primeira vez na camisa do Grêmio, a marca do Banrisul iniciava praticamente na mesma “linha” do início do logo do fornecedor ia até a mesma “linha” do fim do distintivo do clube.  Contudo, há algum tempo esse limite foi extrapolado e o Banrisul vai atravessando várias linhas e listras. Pra mim faz com que o distintivo do Grêmio pareça pequeno e no conjunto dos elementos da parte da frente da camisa acaba formando uma espécie de trapézio.

A solução mais fácil pra isso seria diminuir a largura do patrocínio tirando o símbolo do Banrisul, deixando só as letras. Porém o manual de identidade visual do patrocinador não permite isso. Abaixo simulei algumas alternativas,  uma delas seria a de trocar o Vero e o Banrisul de lugar.

 

 

 

 

 

 

Achei legal que a versão de manga longa já foi colocada à venda desde o lançamento. Uma pena que nenhum jogador tenha utilizado ela até agora.

 

 

Não entendi a razão de ter dois modelos de camisa feminina, uma com a gola igual a masculina e outra com uma gola diferente. As duas são vendidas pelo mesmo preço (R$ 239,00 a “Of.1” no site da Umbro e R$ 239,90 a “classic” no site da GrêmioMania) sendo que nenhuma delas é utilizada pela equipe feminina do clube.

E assim como aconteceu em 2016, 2017, 2019 e 2020, a gola da camisa do kit infantil é bastante diferente da camisa oficial. Curiosamente a gola da camisa infantil do ano passado era até mais bonita do que a oficial/adulto (bem como na terceira camisa de 2019), mas dessa vez a gola é um dos pontos fortes da camisa. É acredito que a camisa infantil deva ser o mais parecida possível com a usada pelos jogadores (aqui cabe também questionar o sumiço do Banrisul da camisa infantil).

One Response to “Camisa Tricolor 2021”

  1. Como ficaria a camisa do Grêmio no modelo usado pela Umbro no Fluminense em 2021? (E Vice-Versa) | Grêmio1983 Says:

    […] Em 2021, a camisa titular do Grêmio melhorou bastante. Tem alguns aspectos novos bem interessantes (como a gola), mas eu me incomodo muito com a posição das listras na manga (onde nenhuma delas foi centralizada n… […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: