Copa do Brasil 2001 – Semifinal – Jogo de Volta – Coritiba 0x1 Grêmio

by

Foto: Valdir Friolin (Zero Hora)

Há exatos 20 anos o Grêmio vencia o Coritiba pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil de 2001.

O grande problema do tricolor no jogo foi a expulsão de Marcelinho Paraíba, aos 25 minutos do segundo tempo

Foto: Orlando Kissner (Correio do Povo)

 

GRÊMIO EM, BUSCA DO TETRA NACIONAL
Fez 1 a 0 e passou pelo Coritiba. Sem Marcelinho Paraíba, enfrenta o Corinthians na sua sétima decisão de Copa do Brasil

O Grêmio é novamente finalista da Copa do Brasil. Ontem, no Couto Pereira, a equipe de Tite venceu o Coritiba por 1 a 0 e obteve a vaga à final da competição para enfrentar o Corinthians – que venceu a Ponte Preta por 3 a 0. Tri da Copa do Brasil, essa será a sétima final do clube gaúcho na competição. Em 95, Grêmio e Corinthians foram à final e os paulistas levaram a melhor.

O Coritiba precisava vencer o Grêmio para se classificar, mas a forte marcação gremista impedia as conclusões do adversário. Um exemplo disso é que somente aos 33 minutos Messias conseguiu concluir a gol. Foi um chute fraco, de fora da área, fácil para Danrlei defender.

No 2º tempo, o Coritiba voltou para o tudo ou nada. Aos 7, Ânderson cobrou falta e obrigou Danrlei a uma boa defesa, com o ombro. Aos 14, o Grêmio despachou o adversário. Luís Mário cruzou na área, o goleiro falhou e Zinho apenas empurrou a bola para o gol vazio, Grêmio 1 a 0.

Aos 25, Paraíba chutou Alexandre, caído, e foi expulso. Renato Martins, na reserva, havia recebido vermelho por reclamação. Pitbull será titular na final. Juliano, do Coritiba, também foi expulso.” (Correio do Povo, 07 de junho de 2001)

 

Foto: Orlando Kissner (Correio do Povo)

 

“Grêmio supera o Coritiba fora de casa para alcançar a 7ª decisão
LÉO GERCHMANN – DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O Grêmio se classificou para as finais da Copa do Brasil ontem à noite ao derrotar o Coritiba por 1 a 0 em Curitiba- no primeiro jogo, em Porto Alegre, havia vencido por 3 a 1- e enfrentará o Corinthians na final do torneio. O Grêmio poderá ficar sem Marcelinho e Renato Martins -expulsos ontem- no primeiro jogo da decisão, domingo. A partida começou sem jogadas de ataque. A primeira conclusão a gol do Coritiba, que precisava vencer, ocorreu apenas aos 33min, quando Messias chutou, e Danrlei defendeu. A chance mais clara, do primeiro tempo foi do Grêmio, quando Luiz Mário concluiu com perigo e a bola quase passou por baixo das pernas do goleiro Júnior. Aos poucos, a torcida começou a vaiar a equipe paranaense. No segundo tempo, o Coritiba tentou pressionar, mas o time gaúcho fez 1 a 0, quando, aos 14min, Luiz Mário cruzou da direita, e Zinho fez o gol. No próximo domingo, o Grêmio não terá também Rodrigo Mendes e Warley, que estão lesionados.” (Folha de São Paulo, quinta-feira, 07 de junho de 2001)

Atitude de Marcelinho gera crise no Grêmio

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A expulsão do meia-atacante Marcelinho no final de um jogo em que o Grêmio já tinha a conquista da classificação, contra o Coritiba, causou tensão entre jogadores e dirigentes ontem.

O jogador chegou a Porto Alegre abatido e recebeu cobranças no clube por causa de sua atitude que motivou a expulsão. Após um desentendimento com jogadores do Coritiba, Marcelinho irritou-se e pisou em um adversário.
Além de Marcelinho ter sido decisivo nas últimas partidas, Rodrigo Mendes, que seria o outro titular do ataque, está machucado. Warley, o atacante reserva, recupera-se de contusão e pode não ter condições de jogar. Restariam como opções, para atuar ao lado de Luiz Mário, os ex-juniores Cláudio e Guilherme.
Ontem à tarde, porém, Warley surpreendeu e treinou normalmente. “”Não senti dor, quero jogar. O importante foi que pude me movimentar”, disse ele.
Sem Marcelinho para o primeiro jogo decisivo da Copa do Brasil contra o Corinthians, o Grêmio pelo menos tem a volta de Ânderson Lima, bom cobrador de faltas.” (LÉO GERCHMANN) (Folha de São Paulo, sexta-feira, 08 de junho de 2001)

Foto: Orlando Kissner (Correio do Povo)

CORITIBA: Júnior, Paulo Roberto (Alemão 27/2), Edinho Baiano, Allan, Juliano, Alexandre, Messias, Mabília; Anderson (Silva 17/2); Leandro (Da Silva 01/2), Enílton.
Técnico: Ivo Wortmann

GRÊMIO: Danrlei, Marinho, Mauro Galvão, Anderson Polga, Itaqui (Roger 38/2), Eduardo Costa, Tinga, Zinho, Rubens Cardoso (Gavião 09/2), Luís Mário (Alex Xavier 35/2), Marcelinho Paraíba.
Técnico: Tite

Copa do Brasil 2001 – Semifinal – Jogo de volta
Data: 6 de junho de 2001, quarta-feira, 21h40min
Local: Couto Pereira, Curitiba
Juiz: Antonio Pereira da Silva-GO
Auxiliares: Vanderelei Maia da Silva e Junio Antônio de Oliveira Rocha
Cartões Amarelos: Rubens Cardoso
Cartões Vermelhos: Marcelinho Paraíba 23/2
Gols: Zinho 13/2T

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: