Brasileirão 1996 – Grêmio 6×1 Bragantino

by
https://gremio1983.files.wordpress.com/2021/11/c269b-z25c325a92bimg_48902b-2bc25c325b3pia.jpg

Foto: Paulo Franken (Zero Hora)

Coincidência ou não, nas últimas duas vitórias do Grêmio eu publiquei materiais sobre jogos do Brasileirão de 1996 contras os mesmos adversários. Por via das dúvidas acho que vale publicar esse material da goleada de 6×1 sobre o Bragantino (“No creo en brujas, pero que las hay, las hay”)

Aquele foi o segundo jogo da campanha do título. É interessante notar que os jornais projetavam uma afirmação de Zé Afonso como companheiro de ataque de Paulo Nunes, o que acabou não acontecendo. Zé Alcino assumiu a titularidade na partida contra o Flamengo (13º compromisso do tricolor naquele campeonato).

https://gremio1983.files.wordpress.com/2021/11/15158-19962bbragantino2bvaldir2bfriolin2bzh.jpg

Foto: Valdir Friolin (Zero Hora)

“GRÊMIO MOSTRA ATAQUE ARRASADOR

O bicampeão gaúcho fez 6 a 1 no Bragantino, com destaque para a dupla Paulo Nunes e Afonso

Aos 10 minutos do primeiro tempo da goleada de 6 a 1 do Grêmio sobre o Bragantino, ontem à noite, no Estádio Olímpico, o atacante Paulo Nunes tentou driblar um adversário, escorregou e ficou estirado no gramado. Atento, o roupeiro Hélio correu ao vestiário e providenciou um outro par de chuteiras para o jogador não sucumbir mais ao gramado molhado pela chuva do meio da tarde.

Em condições de ficar em pé, Paulo Nunes necessitou de apenas 10 minutos para desmanchar a retranca armada pelo técnico Jair Picerni, o mesmo da medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles. Endiabrado, o atacante gremista entrou a dribles na área paulista e foi derrubado pelo volante Marcos. Pênalti, que o volante Dinho converteu com tranquilidade. A noite era de Paulo Nunes. Aos 35 minutos, Ailton fez grande jogada e chutou no poste. Enquanto o meia se lamentava na linha de fundo, Paulo Nunes recuperou a bola, driblou o lateral Da Guia e cruzou para Afonso, ao melhor estilo Jardel, marcar de cabeça o segundo gol do Grêmio.

Inoperante, o Bragantino continuou congestionando o seu campo de defesa. Aos cinco minutos do segundo tempo, Paulo Nunes lançou Afonso, que chutou forte e marcou o terceiro do Grêmio, aparecendo como um dos goleadores do Brasileiro, ao lado de Luisão e Renaldo, com três gols. Descontrolado, o Bragantino partiu para o ataque. O habilidoso Edilson dominou a bola na área e foi derrubado por André Silva. Esquerdinha cobrou na trave. Depois desse erro, as coisas ficaram ainda mais fáceis para o Grêmio. Aos 22 minutos, Paulo Nunes, novamente, fez a jogada e cruzou para Ailton marcar o quarto gol. Ovacionado, o centroavante Afonso foi substituído pelo meia Emerson, que deu sequência à série de gols. A. 31 ele marcou o quinto e, aos 40, de pênalti o sexto. O Bragantino ainda descontou com Gilson Batata batendo falta aos 46 minutos.

 O Grêmio possui o melhor ataque da competição, com nove gols (no domingo fez 3 a 1 no Criciúma) e um aproveitamento de 100% com duas vitórias.” (Zero Hora, quinta-feira, 22 de agosto de 1996)

LUIZ FELIPE CONFIRMA AFONSO COMO TITULAR

A boa atuação e os dois gols na partida de ontem proporcionaram ao centroavante Afonso a garantia do técnico Luiz Felipe de que permanecerá como titular no jogo de domingo, contra o Vitória-BA, no Estádio Olímpico. O treinador adiantou que Saulo, apesar de estar com a sua situação regularizada, ficará na reserva contra os baianos. “O Afonso só não joga se estiver lesionado”, decretou.

Luiz Felipe elogiou a atuação de Afonso e, fugindo das sua característica, comparou o atual titular com o goleador Jardel. “Ele não tem aquela cabeçada certeira, mas participa mais da partida”, afirmou. O centroavante é o goleador do Brasileiro, ao lado de Renaldo e Luisão, com três gols. Mesmo reconhecendo a fragilidade do Bragantino, o treinador elogiou a sua equipe por induzir o adversário a cometer os erros que resultaram nos gols. O meia Carlos Miguel sentiu uma lesão no púbis e é dúvida para o jogo de domingo.

O técnico do Bragantino, Jair Picerni, indignado, considerou uma “vergonha profissional” a goleada de 6 a 1 sofrida para o Grêmio. Ele afirmou não entender as péssimas atuações de alguns jogadores experientes do seu time. O treinador adiantou que, apesar das três derrotas consecutivas, não pensa em sair do comando da equipe. ‘Vou continuar trabalhando porque temos como objetivo nos classificar entre os oito finalistas” disse.

Com a vitória de ontem, o Grêmio passou a liderar o Brasileiro, ao lado  São Paulo, com 100% de aproveitamento. A rodada de ontem teve os seguintes resultados: Portuguesa 2 x 0 Paraná, Bahia 2 x 0 Atlético-PR. Coritiba 1 x 0, Atlético-MG, Cruzeiro 2 x 1 Vitória e Goiás 3 x 1 Sport.” (Zero Hora, quinta-feira, 22 de agosto de 1996)

https://gremio1983.files.wordpress.com/2021/11/840ca-ingressos.jpg

“Durante toda partida o Bragantino procurou se defender, e o Grêmio teve liberdade para atacar. Em nenhum momento a equipe gaúcha esteve ameaçada de perder ou empatar” (Tabelão Placar)

A partida contra os paulistas marcou o reencontro da equipe com os torcedores, depois de quase 50 dias sem jogar em Porto Alegre. Com objetividade, o Grêmio amassou o Bragantino ainda no primeiro tempo, abrindo uma vantagem de três gols.” (Arquivo Gremista)

“Desde o início, o Grêmio procurou o ataque e fechou o segundo tempo vencendo por 2 a 0. A equipe soma agora seis pontos -100% dos disputados” (Folha de São Paulo, 23 de agosto de 1996)

GRÊMIO GOLEIA BRAGANTINO 

Porto Alegre — Numa noite inspirada, o Grêmio goleou o Bragantino por 6 a 1, ontem, no estádio Olímpico. Esta foi a segunda vitória do tricolor, que subiu para seis pontos no Campeonato Brasileiro. Dinho, Afonso (2), Ailton e Emerson (2) marcaram os tentos na maior goleada da competição até o momento. Gilson descontou.

O reencontro com a torcida depois de 45 dias não poderia ter sido melhor. Foi uma grande atuação do Grêmio, onde quase tudo deu certo. Aos 10min, Carlos Miguel perdeu boa chance. Aos 16min, Ailton chutou rente ao poste. Um minuto depois, Roger obrigou o goleiro Marcelo fazer grande defesa. Aos 21 min, Dinho abriu o placar cobrando pênalti com categoria. Aos 37min, Ailton concluiu na trave. No rebote, Paulo Nunes, um dos destaques do jogo, cruzou para Afonso, de cabeça, ampliar.

Na etapa final, o Grêmio manteve o ritmo. Aos 5min, Roger deu grande passe para Afonso fazer 3 a O e ficar ao lado de Luisão (Palmeiras) e Reinaldo (Atlético-MG) na liderança dos artilheiros com três gols. Aos 19min, Esquerdinha cobrou pênalti no travessão. Aos 23min, Ailton fez 4 a 0. Aos 33min, Emerson fez o quinto gol. Aos 41 min, Emerson, de pênalti, fez 6 a 0. Aos 45min, o Bragantino descontou através de Gilson.

Os demais resultados de ontem: Flamengo O x 1 Juventude, Portuguesa 2×0 Paraná, Bahia 2×0 Atlético-PR, Coritiba 1 x O Atlético-MG, Cruzeiro 2 x I Vitória e Goiás 3 X 1 Sport Recife. Hoje jogam Botafogo X São Paulo, Santos X Fluminense e Inter x Criciúma” (Pioneiro, quinta-feira, 22 de agosto de 1996)

https://i.imgur.com/jSrSKF7.png

GRÊMIO: Danrlei; André Vieira, Rivarola, Adílson e Roger; Dinho, Goiano, Aílton (Mauro Galvão 25 do 2º) e Carlos Miguel (Émerson, intervalo); Paulo Nunes e Zé Afonso.
Técnico: Luis Felipe Scolari

BRAGANTINO: Marcelo; Édson Baiano, Júnior, Augusto e Da Guia; Marcos (Esquerdinha – Intervalo), Maurinho, Ronaldo Alfredo e Marcão; Edílson e Kelly (Gílson Batata 23 do 2º)
Técnico: Jair Picerni

4ª Rodada – Primeira Fase
Data: 21 de agosto de 1996, quarta-feira, 20h30min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre, RS
Público: 9.548 (6.245 pagantes)
Renda: R$ 51.185,00
Juiz: Valdemar R. Fonseca – PR
Auxiliares: Roberto Gonçalves e Waldemir dos Santos
Cartão Amarelo: Júnior, Rivarola e Maurinho
Gols: Dinho (de pênalti) aos 21 e Zé Afonso aos 36 do 1ºtempo; Zé Afonso aos 5, Aílton aos 23, Émerson aos 33 e aos 44 (pen) e Gílson Batata aos 44 do 2ºtempo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: