Brasileirão 1994 – Criciúma 1×0 Grêmio

by
https://64.media.tumblr.com/e33eb982910874821e0c3d9d758b51a6/61feb85a69b78e62-2b/s1280x1920/2e297cb84fe93dd15cae860813557ea2114f87d0.jpg

Foto: Roberto Santos (Correio do Povo)

 

No Brasileirão de 1994, o Grêmio foi derrotado pelo Criciúma no Heriberto Hulse em jogo da primeira fase.

Na minha memória a participação tricolor naquela competição foi bastante decepcionante, tendo a equipe sentido demais a ausência de Nildo (que passou praticamente todo semestre lesionado)

 

https://64.media.tumblr.com/eea9c048639ab9de41d2938b89f0aa4c/61feb85a69b78e62-51/s1280x1920/7ca967863c23d6215f80147cc3ecd97f944d0354.jpg

Foto: Roberto Santos (Correio do Povo)

 

GRÊMIO PERDE OUTRA E FICA AMEAÇADO
Levou um gol aos 43min contra o Criciúma e tanto pode obter o ponto extra como ir para repescagem

O Grêmio voltou a perder no Brasileiro e agora já está ameaçado até de disputar a repescagem. Ontem à tarde, perdeu de 1 a O para o Criciúma no estádio Heriberto Hülse, sofrendo o gol aos 43 minutos. Na semana passada levou 1 a O do Corinthians aos 46min. Domingo, enfrenta o Bragantino, precisando somar ao menos um ponto para assegurar a vaga. Se vencer, pode até obter o ponto de bonificação, dependendo dos outros resultados.

A partida entre a equipe catarinense e a gaúcha foi muito disputada, especialmente no primeiro tempo, com o Criciúma tomando a iniciativa do ataque e buscando o gol. Danrlei apareceu sempre com muita firmeza para garantir o empate. Aos poucos, o time treinado por Luís Felipe foi equilibrando o jogo, conseguindo bons contra-ataques. Aos 35, o Criciúma reclamou pênalti, num lance em que Pingo teria colocado a mão na bola.

No segundo tempo, os dois times voltaram mais retraídos, arriscando pouco para evitar contra-ataques do adversário. O Criciúma, apoiado por sua torcida, forçou mais. Mas, aos 22, quase Carlos Miguel marcou para o Grêmio. Aos 41, Gilvan caiu na área após um confronto com Roger. O árbitro assinalou pênalti, que Betinho bateu para fazer 1 a 0” (Correio do Povo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994)

 

FELIPÃO TENTARÁ DEVOLVER A CONFIANÇA AOS JOGADORES
De líder e forte candidato ao ponto extra do grupo, o Grêmio em dois jogos caiu na tabela e, pior ainda, está com a confiança da equipe ameaçada após a derrota para o Criciúma, ontem. Por isso, no vestiário, enquanto os jogadores reclamavam da arbitragem, o treinador Luís Felipe e o vice Luís Carlos Silveira Martins, buscavam palavras de alento e lamentavam a “injustiça” do resultado.

Luís Felipe disse que vai conversar com o grupo para verificar por que o time voltou a perder nos últimos minutos do jogo, repetindo o que houve contra o Corínthians. Contestou as críticas ao lateral Ayupe, dizendo que o jogador cumpriu as suas determinações. Já Silveira Martins mostrava-se desolado com a segunda derrota consecutiva.

Domingo, no Olímpico, contra o Bragantino, que já está desclassificado, o Grémio garante a vaga com um simples empate. E talvez já conte com Ciro, que se apresentou ontem.” (Correio do Povo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994)

 

HILTOR MOMBACH: “Ciclo I

As equipes de futebol vivem ciclos de vitórias e de derrotas. Normalmente são períodos curtos ou médios. O Grêmio, que está longe de possuir um grande time, viveu recentemente uma fase de vitórias que o colocaram entre os mais fortes candidatos ao ponto de bonificação. Em alguns jogos, contou com a sorte ao seu lado. Agora os ventos mudaram. Já são três jogos sem vitória no Brasileiro.

Ciclo II

O treinador Luis Felipe, após o jogo de ontem, disse que não houve falta de sorte pelo fato de o time ter perdido de novo nos minutos finais. Faltou capacidade, definiu o técnico. Malasuerte, cabe a ele, agora, descobrir o que houve com a capacidade que o time tinha até há pouco para vencer seus jogos. Se não conseguir, o ciclo negativo irá se prolongar perigosamente.

Dois toques
Não acredito que a simples chegada de um centroavante rompedor possa resolver o problema do Grémio.
Ciro pode ser bom, mas a marca de Nildo ainda é forte na memória do torcedor. Ciro, que pode estrear contra o Bragantino, precisa sair marcando gol. Já e uma responsabilidade.
Paulão já começa a fazer falta. Principalmente por sua experiência e tranquilidade.
Ayupe caiu de rendimento no momento em que o Grêmio perdeu seu homem-gol, que estava sempre na área para aparar os cruzamentos do lateral.
Luís Felipe tem apoio total e irrestrito da direção, Mas até o melhor técnico tem um limite para sua quota de derrotas.” (Hiltor Mombach, Correio do Povo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994)

 

https://64.media.tumblr.com/f7686f908fd0a3bbbe9fd000993e1f9c/61feb85a69b78e62-d0/s1280x1920/fee47279974b5c3ae93faad205f946bffe806b84.jpg

O JOGO: O Criciúma foi melhor, dominou o jogo desde o início e a vitória lhe fez justiça. O Grêmio, mais uma vez, não conseguiu mostrar um bom futebol.” (Tabelão Placar, 1994)

 

TROPEÇO ADIA A CLASSIFICAÇÃO
Criciúma – O Grêmio voltou a perder no Brasileiro. Desta vez foi contra o Criciúma, em Santa Catarina, com um gol assinalado aos 43 min do 2° tempo, de pênalti, cobrado por Betinho. Com a derrota, o Grêmio passou a dividir a 2″ colocação com o Flamengo e Sport, todos com 10 pontos, um atrás do líder Corinthians. Mas os três estão ameaçados pelo Criciúma, que tem nove.

Assim, o Grêmio não está classificado, mas precisa de um ponto contra o Bragantino no próximo domingo, no Olímpico, para não depender de outros resultados. Uma vitória garante a vaga e pode até trazer o ponto extra, desde que O Corinthians perca para o Criciúma e o Flamengo empate com o Sport.

“Me preocupa perder da forma como aconteceu e temos que encontrar formas de acabar com este trauma de sofrer gols nos minutos finais”, disse o técnico Luis Felipe, referindo-se a derrota aos 46min para o Corinthians.” (Pioneiro, segunda-feira, 19 de setembro de 1994)

 

“GRÊMIO PERDE PARA CRICIÚMA E SE COMPLICA
O Criciúma venceu o Grêmio ontem por 1 a 0, mas a sua situação no Campeonato Brasileiro é crítica.
O time, quarto colocado no Grupo A com nove pontos, terá que vencer o líder Corinthians, que está com onze pontos, no próximo domingo, quando acontece a última rodada desta fase.
O Grêmio, que poderia estar classificado para a próxima fase com um empate, perdeu a oportunidade de ser líder e concorrer ao ponto de bonificação;
Pior, deu oportunidade, para Flamengo e Sport embolarem a classificação . As três equipes, agora, têm dez pontos.
O time gaúcho enfrenta no próximo fim-se-semana o Bragantino, último colocado da chave com quatro pontos e já sem chances no “grupo de elite”. Fechando os jogos do grupo, o Flamengo recebe o Sport.
O gol do Criciúma foi marcado aos 43min do segundo tempo, num pênalti cobrado por Betinho. Agnaldo, do Grêmio, cometeu pênalti em Gilvan.
Três minutos antes do gol, Paulo da Pinta, do Criciúma, foi expulso de campo. Ele xingou o juiz José Carlos Marcondes por ter anulado um gol. Pinta estava impedido.” (Folha de São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994)

https://i.imgur.com/ZccC26r.png

CRICIÚMA: Roberto; Sandro, Vilmar, Wilson e Gilvan; Nenê, Paulo da Pinta, Betinho e Miranda (Jairo Lenzi); Dauri e Soares (Marcos Gaúcho)
Técnico: Lori Sandri

GRÊMIO: Danrlei; Ayupe, Luciano, Agnaldo e Roger; Pingo, Jamir (Jaques), Emerson (Grotto) e Carlos Miguel; Fabinho e Osias.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Brasileirão 1994 – 1ª Fase – Grupo A – 9ª Rodada
Data: 18 de setembro de 1994, domingo, 16h00min
Local: Heriberto Hülse, em Criciúma, SC
Público: 11.518 pagantes
Renda: R$ 42.626,00
Juiz: Jose Carlos Marcondes (PR)
Cartões amarelos: Nene, Vilmar, Emerson e Agnaldo;
Cartão Vermelho: Paulo da Pinta, 39 do 2ºT
Gol: Betinho (de pênalti), 43 do 2°t

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: