Gauchão – Grêmio 3×2 Caxias

by

Com o que tinha à disposição, Silas montou um Grêmio preocupantemente faceiro. Um time com clara vocação ofensiva (veja o gráfio na coluna ao lado), onde dos 4 jogadores de meio campo, apenas um tinha característica de marcação. No papel, Souza seria um segundo volante, mas isso pouco aconteceu depois do apito inicial (foto abaixo).

O time teve um pouco de dificuldade em atacar, os meias insistiam em toques curtos, pelo meio e esbarravam no Caxias postado todo atrás. Na defesa, como era esperado Adílson ficou sobrecarregado. Os zagueiros ficaram desprotegidos e as laterais sem cobertura. Num lance de indecisão e azar da zaga gremista, e oportunismo de Borja, Marcelo Costa abriu o placar. O Grêmio e a torcida se incomodaram com o gol tomado, houve uma maior movimentação e chances foram criadas. Aos 27, falta do lado da área, Souza cruzou, Jonas recebeu livre no segundo pau, cabeceou na trave e Borges completou no rebote. Jonas ainda fez uma grande jogada pela ponta esquerda e cruzou para Hugo (foto acima), mas o placar do primeiro tempo ficou mesmo no 1×1.

Não vi grande correções táticas para o segundo tempo, apenas Leandro mais preso pelo lado direito. A dinâmica do jogo permaneceu a mesma. Aos 15, Jonas fez grande jogada na linha de fundo, cruzou procurando Borges mas Anderson Bill fez contra. 7 minutos depois, bola jogada nas costas do nosso lateral esquerdo, Réver saiu na cobertura e perdeu a dívida, e a jogada terminou num belo chute de Evérton, sem chance para Victor. Dois minutos depois, em uma falta cobra rapidamente (mas não tão rápida assim), Lúcio desceu pela esquerda e cruzou para Jonas, finalmente e merecidamente, fazer o seu de cabeça. Silas finalmente mexeu taticamente na equipe, sacando Hugo e colocando Túlio, resguardando um pouco a defesa. Daria tempo para um quarto gol, quando Souza chutou, Tiago Saletti se atrapalhou e o estádio inteiro viu que a bola entrou. Estranhamente Simon e o seu bandeirinha não entenderam dessa forma e o placar final ficou em 3×2.

O gauchão, especialmente nessa fase, é propício a testes. O de ontem considerei válido. Formação ultra ofensiva na qual ficaram evidentes os problemas defensivos. Souza, Hugo e Leando não são jogadores de marcação, e por mais que tentem ajudar, a defesa fica fragilizada, a compactação do time é muito lenta. Fiquei tranquilizado com a entrevista de Silas no final da partida.

Novamente fiquei preocupado com a zaga gremista. É sabido que os defensores precisam de um senso de competição forte para mostrar serviço, e isso talvez não se faça presente neste momento. Contudo achei fracas (pra não dizer desinteressadas) as atuações de Rafael Marques e, especialmente, de Réver. Muito embora seja importante dizer que jogaram bastante desprotegidos.

Sigo não entendo como é que Carlos Simon vai para sua terceira Copa do Mundo. Ontem tivemos mais uma pequena amostra do desastre que ele provoca com um apito. Mas incrivelmente saiu elogiado por “especialistas”.

Um público razoável para esse horário que é um tanto cedo.

fotos: ClicRBS, Grêmio1983 e Grêmio.net

Grêmio 3×2 Caxias
Marcelo Costa 19´
Borges 27´
Anderson Bill (contra) 60´
Everton 67´
Jonas 69´

GRÊMIO: Victor; Ferdinando, Réver, Rafael Marques e Fábio Santos (Lúcio, 7 min do 2º); Adilson, Souza, Hugo (Tulio, 25min do 2º) e Leandro; Jonas (Maylson, 34 min do 2º) e Borges
Técnico: Silas

CAXIAS: Ricardo; Alisson, Anderson Bill, Tiago Saletti e Ismael (Caçapa, 25min do 2º); Marcos Rogério (Mauro, 36 min do 2º), Itaqui, Lê (Edenilson, 29min do 2º) e Marcelo Costa; Everton e Cristian Borja
Técnico: Julinho Camargo


2ª Rodada – 1° Turno – Campeonato Gaúcho 2010
Data: 21/01/2009, quinta-feira, 19h30min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Público: 15.230 (13.431 pagantes)
Renda: R$ 323.644,50.
Árbitro: Carlos Simon
Auxiliares: Marcelo Barison e Alduíno Mocelin.
Cartões amarelos: Cristian Borja, Ricardo, Marcelo Costa, Marcos Rogério, Tiago Saletti (C), Adilson, Lúcio (G)
Gols: Marcelo Costa (C), aos 19 e Borges (G), aos 27 minutos do primeiro tempo. No segundo, Anderson Bill, contra, (G), aos 15, Everton, (C), aos 22 e Jonas (G), aos 23 minutos do segundo tempo.

One Response to “Gauchão – Grêmio 3×2 Caxias”

  1. Confrontos Grêmio Vs. Caxias pelo Gauchão no Olímpico | Grêmio1983 Says:

    […] Gauchão 2010 – Grêmio 3×2 Caxias, com público de 15.230 (13.431 pagantes) e renda de R$ […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: