Brasileirão 1994 – Vasco 0x2 Grêmio

by
https://64.media.tumblr.com/1c015513bf435debb14d228658bb3c53/bc63780d9b1b5df1-ff/s1280x1920/6e11d1a3aa054ad712f776333930082ff23f6775.jpg

Foto: Zero Hora

No Brasileirão de 1994, o Grêmio venceu o Vasco no Maracanã graças aos dois gols marcados pelo centroavante Ciro.

https://64.media.tumblr.com/c977db6096c67534f6c685c54ad2d693/dd4304034d609b1a-3a/s2048x3072/343437870235f5c7f0fb9e939a706416de165a85.jpg

Foto: Zero Hora

 

GRÊMIO VENCE VASCO E SE RECUPERA
O estilo vitorioso da Copa do Brasil foi bem aplicado e as gaúchos ganharam com méritos

Grêmio conseguiu a reabilitação no Brasileiro com uma convincente vitória de 2 a 0 sobre o Vasco, no Estádio do Maracanã, ontem à noite. Além da recuperação, duas conseqüências positivas para o clube gaúcho: o acerto na mudança do esquema de jogo — retorno ao estilo de marcação forte e insistência nos contra-ataques — e a confirmação de um centroavante de ofício no time, Ciro, que fez os dois gols. O Grêmio ganhou depois de uma série de seis jogos sem vitória. A equipe de Luiz Felipe continua na quinta posição do grupo E com cinco pontos. No domingo enfrenta o Fluminense, às 17h, no Estádio Olímpico, pela última rodada do primeiro turno da segunda fase.

O time gaúcho seguiu rigorosamente as determinações do técnico Luiz Felipe e dominou o Vasco. O Grêmio marcou com rigor na saída de bola do time carioca e complicou a armação de jogada dos vascaínos. Os meio-campistas Pingo e Jamir não se descuidaram dos atacantes adversários. Émerson e Carlos Miguel, os meias mais avançados, recolocavam a bola com rapidez e surpreendiam a defesa do Vasco com lançamentos para o ponta Fabinho. Em um escanteio aos 21min30seg, Carlos Miguel lançou para a área, o centroavante Ciro posicionou-se bem e cabeceou com força, fazendo 1 a 0.

O Vasco tentou fazer jogadas pelos lados, mas a eficiente marcação dos laterais Ayupe e Roger e a correta cobertura dos zagueiros Agnaldo e Luciano impediam a finalização do adversário. O Grêmio passou a tentar as jogadas de contra-ataques com Fabinho e Ciro.

DOMÍNIO — Logo aos 2min19seg do segundo tempo, Ciro comprovou a necessidade de um centroavante na equipe gremista, desde a lesão Nildo. Emerson desarmou um zagueiro vascaíno e passou para Ciro, que dominou e chutou. A bola bateu no chão e enganou o goleiro Carlos Germano: 2 a 0. O Grêmio manteve o controle da partida com um meio-de-campo tranqüilo, bem posicionado e com um toque de bola certo. Nos eventuais chutes dos atacantes do Vasco, o goleiro Danrlei defendia com segurança. Valdir, pelo Vasco, e Émerson, do Grêmio, foram expulsos. Luiz Felipe ainda retirou Ciro e Carlos Miguel para colocar o ponta Carlinhos e o meia Wallace com o objetivo de dar velocidade ao ataque e acalmar o ritmo no meio-campo. O resultado foi animador e o sucesso absoluto.” (Zero Hora, quinta-feira, 27 de outubro de 1994)

CIRO MOSTRA FORÇA DE GOLEADOR E FAZ A FESTA
O centroavante Ciro festejou a vitória de 2 a 0 no Maracanã com razão. Fez os dois gols contra o Vasco, um de cabeça, aos 21min30seg do primeiro tempo, e o outro através de um chute, aos, 2min 19seg da etapa final. Um motivo de alegria para o mineiro Cesário Alves Nobre, 24 anos, 1m85cm, 76 quilos, que está no clube gaúcho há um mês. “Consegui mostrar que entendo da função”, afirmou — fez três gols em três jogos.
Contratado no mês passado, vindo da reserva do Bragantino, Ciro quer mostrar à torcida gremista que ele também é um goleador, como o centroavante Nildo — ainda em recuperação de uma lesão no tendão do pé esquerdo. “Tenho muito ainda a fazer pelo clube”, disse.
DESFALQUES — O técnico Luiz Felipe terá três desfalques na partida de domingo com o Fluminense, no Estádio Olímpico: o meia Émerson, expulso, o zagueiro Agnaldo e o volante Pingo, punidos com o terceiro cartão amarelo. Os substitutos devem ser Arílson, Grotto e Wallace.” (Zero Hora, quinta-feira, 27 de outubro de 1994)

VASCO ERRA DEMAIS E PERDE PARA O GRÊMIO

Sem reeditar a excelente atuação de domingo passado, o Vasco foi derrotado por 2 a 0 para o Grêmio, ontem à noite no Maracanã. O tricampeão do Rio teve o domínio territorial da partida na maior parte do tempo, mas não foi capaz de converter esta vantagem em gols. O resultado mantém a equipe na última colocação do Grupo E com zero ponto. O próximo jogo será sábado à tarde, em Campinas, com o Guarani (com televisionamento ao vivo).

No início, o Vasco deu a impressão de que envolveria o adversário com certa facilidade. Tudo fogo de palha. Coube ao Grêmio abrir o placar aos 21 minutos: Carlos Miguel cobrou escanteio da esquerda e Ciro escorou de cabeça fora do alcance de Carlos Germano. O jovem time de Lazaroni continuou melhor em campo, mas sem força no ataque para furar o bem armado sistema defensivo gaúcho.

Na segunda parte do jogo, não deu nem para esquentar. Aos três minutos o mesmo Ciro fez o segundo gol do Grêmio, após falha generalizada na defesa do Vasco. A falta de entrosamento entre os jogadores vascaínos era evidente. A torcida clamava pela entrada de Hernande quando Valdir foi infantilmente expulso de campo por agredir um adversário, aos 27 minutos.

Mesmo vaiado pelo público modesto presente no estádio, o Vasco mostrava-se valente e tentava reagir com espírito de luta, ainda que desordenadamente. Mas deu branco em
Preto; Jardel, isolado; e até o quase sempre infalível Carlos Germano também fez das suas. A noite não estava mesmo para Cruz de Malta” (Jornal dos Sports, quinta-feira, 27 de outubro de 1994)

“VASCO MEXE MAL E ACABA DERROTADO

Diz o folclore do futebol que time que está ganhando não se mexe. O Vasco mexeu (mal) e acabou pagando caro. Não conseguiu repetir o bons futebol da goleada de 5 a 2 sobre o Inter-RS, domingo passado, e foi derrotado pelo Grêmio, 2 a 0, ontem à noite no Maracanã, deixando sua torcida irada com o técnico Sebastião Lazaroni — as modificações feitas pelo técnico não surtiram qualquer efeito.

O primeiro tempo foi de baixo nível técnico. Jardel deixou o time do Vasco mais lento. E o Grêmio, que mostrava um futebol de muita, marcação, conseguiu sair em vantagem graças ao gol de Ciro, aos 22m, escorando escanteio cobrado por Fabinho.

Na etapa final, o time gaúcho voltou a surpreender, ampliando logo aos 2m, através do mesmo Ciro — chutou de fora da área e Carlos Germano falhou. A torcida do Vasco, em coro, começou a exigir a saída de Lazaroni — chamava o treinador de burro —, enquanto a equipe. desarticulada, não conseguia esboçar qualquer reação.

Só no fim do jogo é que o técnico decidiu trocar a lentidão de Jardel pela velocidade de Hernande, embora a saída de Gian para a entrada de Cláudio Gomes, passando Pimentel para o meio-campo, tenha completado o desastre.

Hoje o STJD da CBF prossegue o julgamento da novela William, interrompido há uma semana.” (Jornal do Brasil, quinta-feira, 27 de outubro de 1994)

 

VASCO: Carlos Germano, Pimentel, Sidnei, Tinho e Bruno Carvalho; Leandro, Yan, Preto e Gian (Cláudio Gomes); Valdir e Jardel (Hernande).
Técnico: Sebastião Lazaroni

GRÊMIO: Danrlei, Ayupe, Luciano, Agnaldo e Roger; Pingo, Jamir, Emerson e Carlos Miguel (Wallace); Fabinho e Ciro (Carlinhos).
Técnico: Luís Felipe Scolari

Data: 26 de outubro de 1994, quarta-feira, 20h30min
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Público: 2.471 pagantes
Renda: R$ 13.905,00
Juiz: Wilson dos Santos Mendonça (PE)
Cartões amarelos: Tinho, Leandro, Preto, Valdir, Ayupe, Agnaldo, Emerson, Fabinho e Carlinhos.
Cartões vermelhos: Valdir e Emerson.

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.