Ao ler essa matéria sobre o espanto dos argentinos com alto custo das camisas de Boca e River fiquei com vontade de retomar o assunto do preço das camisetas de futebol.
“A loja Grêmio-Mania, cuja matriz fica no estádio Olímpico de Porto Alegre, fatura R$ 400 mil líquidos por mês, devendo abrir filiais em outras cidades do interior.
Em domingo de jogo no Olímpico, a loja chega a faturar R$ 30 mil. Uma camiseta oficial do time é vendida por R$ 50,00.
No total, o marketing do clube tem uma receita de R$ 600 mil líquidos mensais. O time gaúcho fatura R$ 200 mil por mês em royalties, fora os produtos esportivos produzidos pela marca Pênalti.”
Deve-se considerar que o Grêmio, ao licenciar o direito de fabricação e fornecimento dos artigos esportivo para a Puma, abdica de ter o controle acerca do conjunto de questões relativas ao processo de formação de preço. Por ser um contrato entre organizações e restrito em relação à divulgação de informações, podem-se apenas supor algumas práticas sob esse elemento do mix de marketing[…]A atual camiseta oficial da equipe, por exemplo, é vendida nas lojas GrêmioMania por R$ 132,90 (manga curta) e R$ 142,40 (manga longa). Acostumados com uniformes na faixa de atéR$ 100, os torcedores gremistas sentiram o alto preço dos artigos gremistas, conforme relato do estudante de 18 anos, Marcelo Roehe: “A camisa do Grêmio feita pela Puma é bonita, porém pagar R$ 140,00 por ela é muito”. (FREDERICO MANDELLI GUARAGNA – A GESTÃO DO MARKETING ESPORTIVO NO FUTEBOL:CASO GRÊMIO FOOT-BALL PORTO-ALEGRENSE – UFRGS – 2005)
“Fazer um uniforme mais barato é complicado por a Puma não se posicionar como uma marca de valor baixo, ser caracterizada como uma marca premium mesmo. O fabricante deve ser respeitado nesse sentido e a Puma cede ao clube o direto de produzir outros produtos com a sua marca, não havendo qualquer bloqueio nesse sentido”
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