Brasileirão 1981 – Oitavas de final – Jogo de Volta – Grêmio 2×0 Vitória

by

Foto: Antonio Carlos Mafalda (Zero Hora)

Há exatos 40 anos o Grêmio vencia o Vitória por 2×0, pela partida de volta das oitavas de final do Brasileirão de 1981.

Um detalhe interessante é que naquele domingo foram realizados dois jogos do Brasileirão. O do Grêmio, no Olímpico às 16h e Inter Vs. Atlético-MG no Beira-Rio às 17h.

Foto: Zero Hora

 

“GRÊMIO FOI SUPERIOR E PODERIA TER GOLEADO
O Vitória só se defendeu. Agora, o time pensa no Operário

O resultado de 2 a O para o Grémio, ontem à tarde, no Olímpico até que foi pouco. A equipe de Ênio Andrade Poderia ter goleado o Vitória neste togo em que os baianos precisavam ao menos empatar para continuar na próxima fase da Taça de Ouro. Mas foi o Grémio que superou o Vitória e garantiu a vaga, depois da derrota de 2 a 1 na quinta-feira passada na Fonte Nova em Salvador.

O gol que desarrumou o Vitória surgiu bem no início da partida, aos 6 minutos da primeira fase. Os baianos foram surpreendidos pelo futebol aplicado dos gaúchos que, apoiado pelo incentivo de uma torcida entusiasmada, desde o começo jogava no abafa, tocando o adversário para seu próprio campo.

A equipe do Grémio, desta vez, corrigiu alguns problemas na defesa e no meio-campo, onde a presença de Vilson Tadei despontou, principalmente na organização das jogadas, bem-auxiliado por China na frente da zaga e pela intensa movimentação de Paulo Isidoro. A partir daí, o Grêmio tinha o domínio da partida, tranquilizando ainda mais a defesa: De León e Newmar não viam dificuldades em anular as jogadas pelo meio do ataque do adversário, o mesmo acontecendo com os laterais Paulo Roberto e Casemiro.

O ataque do Grêmio teve no centroavante Heber o seu jogador mais lúcido mesmo quando voltava para fugir da marcação da zaga do Vitória e tentava as tabelas com os companheiros.

As oportunidades, no entanto, Surgiram pelas pontas. Tarciso e Odair tiveram espaços de seus marcadores, mas não souberam aproveitar as falhas do esquema do treinador Belisco.

 

RETRANCA

No tempo final, esperava-se que o Vitória fosse uma equipe mais ambiciosa. Porém, novamente o Grêmio marcava aos 6 minutos, através de uma jogada perfeita de ataque com Odair, Heber e a cabeçada de Tarciso. Na única vez que o Vitória ameaçou o gol de Leão, foi aos 30 minutos, através de Paulinho num chute fora de área: a bola tocou de leve no travessão.

Aliás, o Vitória nunca chegou a preocupar o Grêmio que sempre teve as iniciativas do logo. E, durante a maior parte da partida, ficou mais tempo com a bola no campo do adversário, perdendo inclusive boas situações para aumentar o marcador com Heber (também acertou um chute no travessão de Gelson), Tarciso e Paulo Isidoro, que no final desperdiçou uma bola perto da pequena área, chutando por cima do gol adversário.

Para uma equipe que jogava por um empate, o Vitória mostrou multo pouco. Sem um esquema definido, os baianos, como no jogo em Salvador, mostraram que não tinham condições de passar para a quarta fase do Campeonato. Desde o começo da partida, notava-se uma preocupação exagerada dos jogadores: reter a bola no seu campo, esperando as avançadas do Grêmio, para somente depois tentar os contra-ataques. ê

Como o Grémio conseguiu largar na frente no início do primeiro tempo, restou ao Vitória explorar uma eventual falha defensiva adversária. Mas como está não surgiu, o resultado não poderia favorecer ao time que antes do jogo tinha as melhores chances matemáticas para garantir a vaga. E que afinal, merecidamente, ficou desclassificada. Agora é o Grêmio que parte para a outra fase do nacional, enfrentando o Operário de Campo Grande. O primeiro logo será no Olímpico: a equipe do Ênio Andrade precisa somar os primeiros pontos para ficar mais tranquilo no segundo jogo fora de casa.

 

Placar

1 X 0— Paulo Isidoro, de cabeça, para o Grêmio, aos 6 mín. do primeiro tempo. Depois de um momento de pressão na área do Vitória, a bola foi para escanteio. Odair cobrou pelo lado direito, e Paulo Isidoro, de cabeça, acertou o gol adversário.

2 x 0 — Tarciso, de cabeça, para o Grêmio, aos 3 min do segundo tempo A bola foi lançada de Odair para Heber, caindo pelo lado esquerdo. O atacante fez o cruzamento, e Tarciso, mesmo com pouco ângulo, enganou o goleiro Gelson.” (Zero Hora, segunda-feira, 13 de abril de 1981)

 

Foto: Zero Hora

 

“OPINIÃO: O Grêmio precisava ganhar, por qualquer diferença, para passar para próxima fase. Teve sorte de conseguir fazer um gol no começo do jogo e de ter pela frente um Vitória incapaz de qualquer reação. O segundo gol, no início do 2.ºtempo, foi apenas uma consequência do melhor nível do Grêmio.” ( Revista Placar, Edição n.º 570 – 17 de abril de 1981)

 

Foto: Correio do Povo

 

Grêmio 2×0 Vitória

GRÊMIO: Leão; Paulo Roberto, Newmar, De Léon e Casemiro; Chinao, Paulo Isidoro e Vílson Tadei (Renato Sá, 35 do 2º); Tarciso, Héber e Odair.
Técnico: Ênio Andrade

VITÓRIA: Gélson; Róbson, Xaxá, Otávio Souto e Marquinhos; Zé Augusto, Edson Silva, e Joel Zanata; Ronaldo Cruz (Wílton, intervalo), Tadeu Macrini (Anílton, 24 do 2º), e Paulinho
Técnico: Belisco

Brasileirão 1981 – Oitavas de final – jogo de volta
Data: 12 de abril de 1981, domingo, 16h00min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre, RS
Público: 36.536 pagantes
Renda: Cr$ 4.716.910,00
Árbitro: José de Assis Aragão (SP);
Auxiliares: Rubens Vera Fuzaro e Mario Isau Ireijo
Cartões Amarelos: Paulo Roberto (GRE) e Otávio Souto (VIT)
Gols: Paulo Isidoro (GRE) 6′ do 1º; Tarciso (GRE) 3′ do 2º;

One Response to “Brasileirão 1981 – Oitavas de final – Jogo de Volta – Grêmio 2×0 Vitória”

  1. Brasileirão 1981 – Todos os jogos da Campanha | Grêmio1983 Says:

    […] 12/04/1981 –  Grêmio 2×0 Vitória […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: